quarta-feira, 13 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO


Apresentarei neste blog  informações referentes ao Estado do Amapá, bem como pesquisas e textos elaborados com objetivo de regionalizar nossa história local, espero que estas informações inriquesa suas pesquisas.
 
AS VILAS NA REGIÃO DO AMAPÁ
Com a expulsão dos jesuítas em 1757, termina a epopéia das missões. Os aldeamentos, antes orientados pelos religiosos, são elevados à categoria de vilas e suas igrejas tornam-se sedes de paróquia. Com a supressão das missões, faltou também a assistência contínua do missionário e sua vigilância sobre as coisas da religião. Enfraqueceu a fé que, influenciada por crendices índias e africanas, desembocou nos atuais cultos afro-brasileiros. Das dezenas de missões fundadas por franciscanos e jesuítas em terras amapaenses, poucas conseguiram sobreviver por algum tempo: Santana do Cajari, Bailique, Arrayolos, Santo Inácio do Matapi... e nenhuma chegou aos nossos dias atuais.
Quanto às missões fundadas na área de predominância francesa, chegaram até nós Cunani, Vila Velha do Cassiporé e Curipi. Contudo, é inegável que se inicia nessa época um verdadeiro desenvolvimento do Amapá, uma vez que Portugal, não tendo conseguido povoar com aldeamentos índios sua região fronteiriça, trouxe para Macapá famílias açorianas e africanas para Mazagão. Surgem, então, as vilas de São José de Macapá (1758), Vistosa da Madre de Deus do Anauerapucu (Vila Nova, 1756), Mazagão do Mutuacá (Mazagão Velho, 1771), e a Colônia Militar Pedro II, no Rio Araguari (1840).

OS MUNICÍPIOS DO AMAPÁ
O Estado do Amapá possui, atualmente, 16 municípios. Na época em que foi criado (1943), eram apenas três (Macapá, Mazagão e Amapá). O quarto (Oiapoque) surgiu em 1945, e o quinto (Calçoene) em 1956. Em 1987 a Lei Federal nº 7.639 criou mais quatro: Ferreira Gomes, Laranjal do Jarí, Santana e Tartarugalzinho. Em 1992 foi a vez de Amapari (Lei nº 8), Cutias do Araguari (Lei nº 6), Itaubal (Lei nº 5), Porto Grande (Lei nº 3), Pracuúba (Lei nº 4) e Serra do Navio. Em 1994, pela Lei nº 171, surge o 16º município, com o nome de Vitória do Jarí.

Um comentário:

  1. parabens pelo blog! Domingo tem festa do dia dos trabalhadores no clube da CAESA, você e sua familia estão convidados, me liga adalton

    ResponderExcluir